BLOG
UNIODONTO

Dia do Cooperativismo

“Embora a doutrina cooperativista seja conhecida há muito tempo, ela se tornou efetiva quando do advento da Revolução Industrial, que varreu a Europa Ocidental em meados do Século XIX. Este fenômeno gerou uma forte exclusão social, além de iniciar um ciclo muito rápido de concentração de riqueza.
Bem, passados estes anos todos, surgiu a necessidade de se organizar em cooperativas, buscando se proteger, se desenvolver de forma associativa e visando o bem comum.
Precisamos lembrar que o capital financeiro sempre busca proteção quando surge uma crise econômica, seja localizada ou global. O cooperativismo ganhou reconhecimento e importância maior quando da proclamação da Constituição de 1988, apesar de já existirem várias cooperativas constituídas.
As cooperativas odontológicas surgiram da necessidade dos profissionais se protegerem diante do surgimento das empresas mercantilistas, que contratavam profissionais de odontologia como prestadores de serviços, quase sempre mal remunerados e sem garantias do recebimento pelos serviços prestados.
O sistema cooperativo é uma associação de pessoas onde prepondera o valor de pessoa, e não de capital. Todos têm direito a voz e voto, onde o voto de cada associado tem o mesmo valor.
Especificamente, no caso da Uniodonto Porto Alegre, presume-se que a pessoa que queira se tornar cooperada tenha por princípio a ideia de cooperação, trabalhando sempre com espírito voltado para o bem comum e de participação tanto na prestação de serviços, como nas decisões que fortalecem a cooperativa.
Quanto aos colaboradores, alguns poucos vêm de cooperativas, em sua grande maioria vem do mercado. É fundamental e necessário que eles também, apesar de não serem associados, tenham conhecimento e informação sobre cooperativismo. Só assim teremos sinergia entre associados e colaboradores.
O ambiente cooperativista proporciona uma série de relacionamentos baseados nos princípios de participação em ações em prol da comunidade. Relacionamentos que refletem o espírito cooperativista de engajamento trabalham em equipe, participação em tarefas que envolvem não só as atividades individuais, mas das pessoas com que fazem parte do dia a dia. Isso vale para nossa vida familiar e entre amigos, assim como nossa vida no trabalho.
Na verdade, é no trabalho que aprendemos a nos doar um pouco mais e fazer novas amizades e a respeitar nosso colega. O colaborador da Uniodonto, a medida que se envolve deste espírito de cooperação, traz para a cooperativa seu melhor desempenho e engrandece a empresa, deixando um lugar especial para passar as longas jornadas diárias.
É obrigação dos gestores proporcionarem aos seus colaboradores informação e conhecimento sobre cooperativismo. As cooperativas estão constantemente construindo cidadania.”

Dr. Luis Carlos Montanari
Dr. José Augusto Rodrigues